Guarda ao Quartel do Exército Brasileiro

Entenda um pouco mais sobre a escala de serviço e a guarda ao quartel. 

Serviço de Guarda ao Quartel do Exército: Entenda como funciona

Muitos leigos no assunto já ouviram falar na expressão “tirar serviço” “serviço de guarda ao quartel” ou “escala de serviço do Exército”. Mas, você realmente sabe o que significa essa expressão?

Serviço de Guarda ao Quartel do Exército Brasileiro

O “serviço”, que muitos falam, é nada mais do que a segurança ao quartel, no qual consiste em proteger as instalações 24 horas por dia, mantendo a ordem e paz, livre de possíveis invasões, furtos e roubos. Diante o perigo existente, o serviço é considerado a primeira “missão real” dos soldados, tendo em vista que você está armado e municiado, sendo o único responsável pela proteção de um determinado posto do quartel.

Do mesmo modo em que diversas empresas contratam vigias para proteger seus bens e instalações, o Exército também faz, protegendo principalmente as armas e munições, visadas pelo crime organizado, devido ao seu grande preço e poder de fogo.

No entanto, o Exército não terceiriza esse serviço. Ele é feito, em suma, pelos soldados. O serviço é realizado da seguinte maneira: Os Soldados são as sentinelas (soldado armado que guarda um posto específico) enquanto Cabos são responsáveis pelas trocas de turnos e o 3º Sargento deve comandar a guarda (alojamento e ponto estratégico da guarnição). Além dos outros sargentos, o Tenente também é presente nesse serviço, ocupando o cargo de Oficial de Dia, que é o responsável pelo quartel na ausência do comandante e subcomandante e está no comando de toda a guarnição de serviço do dia.

Como funciona a Guarda ao Quartel do Exército?

Os soldados, que irão fazer a pior parte do serviço, revezam entre si nos postos estrategicamente pré-estabelecidos. Cada um ficará 2 horas como sentinela (guarda armado ao posto – conhecido também como “quarto de hora”), 2 horas de descanso e 2 horas de força de reação (à disposição de reforçar as sentinelas caso haja alguma alteração), repetindo esse ciclo até completar 24 horas, aguardando a chega da próxima guarnição.

Todo dia, em todos os quartéis do Brasil, existe uma guarnição de serviço. Nesse exato momento, há um recruta aguardando ansiosamente pelo fim de suas 2 horas para ir para o seu tão desejado descanso. Afinal, segurar um armamento durante 2 horas em pé é bem cansativo (o fuzil FN FAL 7,62mm, utilizado na maioria dos quartéis, pesa aproximadamente 4,200kg.)

Agora que você sabe que todo dia tem uma guarnição, você deve ter pensado na escala e revezamento. Se o quartel possui muitos soldados, provavelmente você terá um intervalo entre um serviço e outro. Agora, se possui poucos soldados, infelizmente você trabalhará mais e terá a infelicidade de repetir serviços muitas vezes. Claro, se você é um soldado do efetivo variável, ou seja, um recruta, você não terá nenhuma prioridade por ser novato e será escolhido sempre que necessário.

Se você é um aluno do Centro/Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR e NPOR), provavelmente você vai tirar esse serviço apenas no final de semana, tendo em vista que você deve fazer faculdade para ser um Aluno. Além disso, como você é preparado para assumir o posto de Oficial, terá a oportunidade de tirar serviço de sentinela (destinado a soldado), mas também de auxiliar, aprendendo com os cabos, sargentos e oficiais.

Como executar a missão de serviço de Guarda ao Quartel da maneira correta?

Cuidado com o armamento: Você aprende tudo sobre fuzil e pistola. Você sabe como segurar, atirar, limpar e desmontar. E o motivo no qual você aprende tudo isso é para saber a usar no momento certo. No entanto, quando em serviço, você não deve ficar “brincando” com o armamento. Saiba que se você perder uma peça você colocará toda a sua guarnição em risco e terá que achar essa peça para ser liberado do quartel. O Exército Brasileiro é rígido, qualquer sumiço de objeto será investigado e solucionado.

Apresentação individual: Pode variar de quartel para quartel, mas em alguns postos, você terá contato com pessoas. Sendo assim, você tem o dever de estar bem apresentado, afinal, naquele momento você representa a instituição. Por isso, em todo serviço há uma conferência de barba, cabelo e fardamento.

Atenção e segurança na hora do serviço: Talvez o ponto mais importante. A sentinela deve se manter atenta e ver qualquer possível ocorrência anormal dentro das instalações militares. E você não vai fazer isso só porque os superiores fazem rondas, mas sim porque alguém pode invadir o quartel e tentar fazer algo de errado, colocando em risco a sua segurança e de seus companheiros. Portanto, manter a atenção nessas horas é algo fundamental.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Fale conosco: contato@infanteoperacional.com.br

Infante Operacional © Copyright 2024. Todos os direitos reservados