Veja abaixo como funciona as atividades do terreno no Exército Brasileiro.
Uma dúvida comum, que chega a causar inseguranças e medos aos recém-chegados ao Exército Brasileiro, é sobre como funciona as atividades de terreno, também chamados de “campo” do Exército. Seja campo básico ou campo de instrução, parte desse “medo” se inicia com boatos, falta de conhecimento e até mesmo por vídeos divulgados na internet. Portanto, iremos falar um pouco mais sobre o que é o campo militar e o que você deve saber para se sair bem.
Os campos e atividades de terreno são previstos em regulamentos e normas dentro do Exército Brasileiro. Eles servem para praticar e treinar fundamentos passados em instruções teóricas, como patrulhas, progressões, camuflagem, construção de abrigos, transposição de água, entre outros. Portanto, você passará por um treinamento simulado onde você deve mostrar que é um bom guerreiro no campo de batalha!
Bom, demora do tipo de atividade. Normalmente, essas atividades tem um prazo de duração de 5 dias. No entanto, caso você faça cursos operacionais, esses terão durações de 1 semana e até 6 meses!
Sim. Ao descer da embarcação 5TON (viatura militar), saiba que você será submetido a uma grande carga de esforço físico, além de praticar alguns fundamentos e estratégias. No entanto, saiba que atividades de terreno praticas no, no ano de formação tem um teor de avaliação psicológica e afetiva. Os instrutores e monitores irão te cobrar, tanto fisicamente e psicologicamente, de uma maneira mais forte, com o intuito de avaliar seus atributos, como: equilíbrio emocional, resistência, persistência, companheirismo, motivação, entre outros.
Esteja preparado fisicamente e psicologicamente: O ideal é que você tenha em mente que a cobrança vai ser maior. Não se deixe por esse motivo e mantenha a concentração em se sair bem durante a atividade. Além disso, se prepare fisicamente. O ideal é que você leve a sério a hora do treinamento físico para chegar nessa época muito bem-disposto.
Prepare bem o seu material: Em atividades de terreno você levará consigo sempre 2 coisas, no mínimo: seu fuzil e sua mochila. Para isso, tenha em mente que sua mochila precisa estar bem regulado, confortável e com um peso bem distribuído, evitando dores nas costas. Além disso, seus materiais, como kits, devem estar limpos, identificados e impermeabilizados. Não esqueça nada para trás, como cordel, poncho e nem nada do tipo. Você pode ainda tentar levar algo para se alimentar, como barra de cereal e biscoito (normalmente não é autorizado levar comida).
Relembre conceitos teóricos: Como dito anteriormente, você terá com contato com instruções teóricas e práticas. Preste bastante atenção no que é ensinado, pois com certeza será cobrado!
Motive o seu grupo: Muitos irão se deixar levar pelos fatores citados acima, por tanto, você, como um líder, deve tentar motiva-los. Fazendo isso, você diminui a dificuldade das atividades e ainda será bem visto pelos superiores e pares. Treine canções e ajude todos os seus companheiros sempre que possível.
Demonstre que você é um bom militar: Um bom militar não tem medo de campo. Ele se destaca no campo. Para isso, ele obtém bons resultados nas instruções (camuflagem, progressão, etc.), mantém a apresentação individual mesmo com situações adversas (barba e limpeza do fardamento), cumpre regras e horários sem se deixar levar pelas cobranças (concentração e equilíbrio emocional) é presente e ajuda seus companheiros nas dificuldades (espírito de corpo) e muito mais!
Saiba que o campo militar é difícil, porém emocionante. Poucos possuem a honra de falar por aí que tiveram essa experiência. Portanto, aproveite. Nada de pensamentos negativos, tente se divertir e olhar as adversidades pelo lado bom. Lembre-se: no final, você verá que tudo valeu a pena e sentirá a sensação gratificante de dever cumprido!
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
Fale conosco: contato@infanteoperacional.com.br
Automated page speed optimizations for fast site performance