CAMPO NO EXÉRCITO

Veja abaixo como funciona as atividades do terreno no Exército Brasileiro. 

Campo no Exército: Como funcionam as atividades de terreno

Uma dúvida comum, que chega a causar inseguranças e medos aos recém-chegados ao Exército Brasileiro, é sobre como funciona as atividades de terreno, também chamados de “campo” do Exército. Seja campo básico ou campo de instrução, parte desse “medo” se inicia com boatos, falta de conhecimento e até mesmo por vídeos divulgados na internet. Portanto, iremos falar um pouco mais sobre o que é o campo militar e o que você deve saber para se sair bem.

O que são atividades de terreno? O que os militares fazem nos campos?

Os campos e atividades de terreno são previstos em regulamentos e normas dentro do Exército Brasileiro. Eles servem para praticar e treinar fundamentos passados em instruções teóricas, como patrulhas, progressões, camuflagem, construção de abrigos, transposição de água, entre outros. Portanto, você passará por um treinamento simulado onde você deve mostrar que é um bom guerreiro no campo de batalha!

Quanto tempo dura um campo no Exército?

Bom, demora do tipo de atividade. Normalmente, essas atividades tem um prazo de duração de 5 dias. No entanto, caso você faça cursos operacionais, esses terão durações de 1 semana e até 6 meses!

O Campo no Exército é difícil?

Sim. Ao descer da embarcação 5TON (viatura militar), saiba que você será submetido a uma grande carga de esforço físico, além de praticar alguns fundamentos e estratégias. No entanto, saiba que atividades de terreno praticas no, no ano de formação tem um teor de avaliação psicológica e afetiva. Os instrutores e monitores irão te cobrar, tanto fisicamente e psicologicamente, de uma maneira mais forte, com o intuito de avaliar seus atributos, como: equilíbrio emocional, resistência, persistência, companheirismo, motivação, entre outros.

Fatores que fazem o seu campo piorar

  1. Alimentação: Por mais que a alimentação do quartel seja boa, as das atividades de terreno nem sempre são tão boas assim. Provavelmente você não terá que matar animais, como coelhos e galinhas para se alimentar, mas terá que comer a chamada ração operacional. Por mais que exista ótimos sabores, a ração operacional é enjoativa e contém muitos conservantes, podendo te fazer mal.
  2. Condições Meteorológicas: Lembre-se que você está em um acampamento em uma área afastada de grandes centros urbanos, com isso, existe grandes variações climáticas. Como você estará desprotegido de construções, como casas, o frio é maior a noite e o calor fica mais evidente durante o dia. Além disso, a chuva faz com que o seu campo se torne um pesadelo.
  3. Longe de casa e da família: Muitos jovens ainda não tiveram uma experiência de ficar alguns dias fora de casa, portanto, se torna um desafio ainda maior. Você estará fora de sua zona de conforto, repletos de cobranças e ainda por cima, longe de sua casa e de sua família. Pensar demais nas situações adversas fazem com que o seu sofrimento piore ainda mais.
  4. Situação rural: Se você nasceu em uma grande capital e não tem costume de acompanhar ou visitar fazendas e sítios, provavelmente você irá estranhar o novo ambiente, repleto de vegetação, insetos e falta de luminosidade.
  5. Cansaço: Geralmente, essas atividades ocupam todo o seu dia. A noite também. Há atividades onde você simplesmente não vai dormir, porque vai fazer uma patrulha, por exemplo.
  6. Erros: Todos sabemos que você ainda é um iniciante no quartel, com isso, você ainda tem que muito a aprender e com certeza comete erros no dia a dia. No entanto, um erro no campo é considerado um desastre. Como dito, a cobrança dos superiores é maior.

Dicas para se sair bem

Esteja preparado fisicamente e psicologicamente: O ideal é que você tenha em mente que a cobrança vai ser maior. Não se deixe por esse motivo e mantenha a concentração em se sair bem durante a atividade. Além disso, se prepare fisicamente. O ideal é que você leve a sério a hora do treinamento físico para chegar nessa época muito bem-disposto.

Prepare bem o seu material: Em atividades de terreno você levará consigo sempre 2 coisas, no mínimo: seu fuzil e sua mochila. Para isso, tenha em mente que sua mochila precisa estar bem regulado, confortável e com um peso bem distribuído, evitando dores nas costas. Além disso, seus materiais, como kits, devem estar limpos, identificados e impermeabilizados. Não esqueça nada para trás, como cordel, poncho e nem nada do tipo. Você pode ainda tentar levar algo para se alimentar, como barra de cereal e biscoito (normalmente não é autorizado levar comida).

Relembre conceitos teóricos: Como dito anteriormente, você terá com contato com instruções teóricas e práticas. Preste bastante atenção no que é ensinado, pois com certeza será cobrado!

Motive o seu grupo: Muitos irão se deixar levar pelos fatores citados acima, por tanto, você, como um líder, deve tentar motiva-los. Fazendo isso, você diminui a dificuldade das atividades e ainda será bem visto pelos superiores e pares. Treine canções e ajude todos os seus companheiros sempre que possível.

Demonstre que você é um bom militar: Um bom militar não tem medo de campo. Ele se destaca no campo. Para isso, ele obtém bons resultados nas instruções (camuflagem, progressão, etc.), mantém a apresentação individual mesmo com situações adversas (barba e limpeza do fardamento), cumpre regras e horários sem se deixar levar pelas cobranças (concentração e equilíbrio emocional) é presente e ajuda seus companheiros nas dificuldades (espírito de corpo) e muito mais!

Experiência única

Saiba que o campo militar é difícil, porém emocionante. Poucos possuem a honra de falar por aí que tiveram essa experiência. Portanto, aproveite. Nada de pensamentos negativos, tente se divertir e olhar as adversidades pelo lado bom. Lembre-se: no final, você verá que tudo valeu a pena e sentirá a sensação gratificante de dever cumprido!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Fale conosco: contato@infanteoperacional.com.br

Infante Operacional © Copyright 2024. Todos os direitos reservados